quinta-feira, 20 de maio de 2010

Paternalismo e decepção.

Infelizmente, não temos uma cultura consolidada em termos de "pesquisa".
Tudo bem que não me considero "o" pesquisador e que talvez pudesse me dedicar um pouco mais, mas estou (muito, muito) longe de ser um picareta ou um estelionatário acadêmico.
Se pudesse me dedicar apenas a isso, certamente a situação seria outra. Mas, infelizmente é necessário ter um "emprego" (pois "pesquisar" não é trabalho) para poder se sustentar. No tempo que sobrar, pesquisarás.
Mas, ainda assim, quando as coisas parecem andar bem, sempre há um porém que faz com que tudo possa ser melado, que faz com que tudo tenha que ser repensado, pois, afinal, o nosso sistema (paternalista e disciplinarizador) não suporta extravagâncias ou pessoas que busquem construir algo que não seja exatamente aquilo que se espera, ou seja, o bom e velho mesmo de sempre. Parece que tudo o que se quer é enquadrar, endireitar, enfileirar, uniformizar...
Ainda bem que conto, ainda, com suporte para seguir com a proposta, mas admito que a decepção é grande.

3 comentários:

gabrieldivan disse...

"Nao temos uma cultura consolidada em termos de pesquisa"- JURIDICA.

Feita essa consideracao, ADIRO, em tudo no texto.

PS: "tu esta TRABALHANDO ou APENAS DANDO AULA?" hahaha

Luciano Vaz Ferreira disse...

Essa é clássica

"Prof. você trabalha ou só dá aula?"

Concordo com o que o colega disse acima. A pesquisa jurídica não é muito levada a sério, especialmente nas faculdades privadas. Compartilho o mesmo sentimento de desesperança.

Achutti disse...

Pois é, Divan enfatizou bem: o problema tá na pesquisa JURÍDICA.
E põe problema: enquanto uns pensam que pesquisar é ficar lendo sozinho tudo o que aparece pela frente, outros tentam barrar até mesmo esse tipo de pesquisa (que, apesar de tudo, ainda é válida e necessária).