domingo, 21 de junho de 2009

Sobre o ICA (About the ICA).

Iniciamos, no ano passado, o ICA - Instituto de Criminologia e Alteridade.
Aguardamos a visita de vocês no site

www.criminologiaealteridade.ning.com

Segue breve descrição do Instituto.


(Last year, we've started the ICA's [Institute for Criminology and Alterity] activities, and hope to see you in

www.criminologiaealteridade.ning.com


Here, you have a brief description of our thoughts.)



Instituto de Criminologia e Alteridade

Rosto

O Instituto de Criminologia e Alteridade não é um Instituto. "Mas, tendo a palavra 'instituto' no nome ele é também um instituto?", interrogam os doutos (ironizamos à Machado de Assis). Dirás, então, Bacamarte, que ele é natimorto? Não. Antes, diríamos que com ele ainda há chance para a morte das instituições, no pior sentido que esses castelos representam, para citar F. Kafka. Ora, entre outros títulos formais tais como “núcleo”, “grupo”, “associação”, instituto é apenas mais uma expressão da falibilidade do pensamento condenado a si mesmo. Eis que exsurge o tempo da profanação e damo-nos o dever (e não o direito!) de profanar esse conceito institucional de Instituição e restituí-lo ao uso comum. Prestamo-nos aqui a corroer. E corroendo as entranhas do delírio definidor do conceito, eterna e ciclicamente auto-legitimado, queremos pensar e repensar o que significa violência e as suas incansáveis formas de manifestação no crime, no tribunal, nos jornais e, fundamentalmente, no pensamento que sustenta ambos, assim como queremos abordar as expressões de resistência a este ciclo de violência, que ocorrem em obras particularmente culturais – inclusive numa espécie de refugo à sucção cultural.
A conjunção “e”, assim, significa a possibilidade do encontro com o que não é criminologia, mas que compartilha com ela a violência e condição de violentada. Literatura, música, poema, artes plásticas, assim como o confronto com outros campos vinculados ao logos informam essa ânsia transdisciplinar que expressa a aproximação entre os membros desse grupo. Por outro lado, pessoas, vozes, rostos, sociedades, manifestações, cumprimentos, são já a própria alteridade manifesta às expensas de qualquer conceito que deseje obstar o potencial corrosivo que o outro impõe pela sua presença.
Se o encontro entre criminologia e alteridade pode ser mais um momento diferinte para pensar e deslegitimar as razões da violência, devemos isso às duas pessoas que constantemente fazem a crítica a essa racionalidade opaca: Ricardo Timm de Souza e Salo de Carvalho, antes de mais nada, nossos amigos.
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Institute for Criminology and Alterity

Face

The Institute for Criminology and Alterity is not an institute. “But, since it has the word ‘institute’ in its name, it’s also an institute” – interrogate the scholars (and we speak ironically like Machado de Assis). Will you say so, Bacamarte, that it’s stillborn? No. On the contrary: we would say that with it there’s still chance to the death of institutions, in the worst sense that this castles represents, to quote Kafka. Between other formal titles like “nucleus”, “group”, “association”, institute is just one more expression on the fallibility of the thinking condemned to itself. But now it’s time for profanation, and we give us the duty (and not the right!) to profane this institutional concept of Institution, giving it back to the common use. We are going to erode. And eroding the entrails of the concept’s defining delirium, eternal and cyclically self-legitimated, we want to think and rethink what means violence and its tireless ways of manifestations in crime, courts, newspapers and especially in the thinking that supports all of them; beside of this, the expressions of resistance to this cycle of violence, particularly in cultural works – also in a kind of refugee of the cultural suction. The conjunction ‘and’, therefore, signifies the possibility of the encounter with what is not criminology, but divides with it the violence and the condition of violated. Literature, music, poetry, plastic arts, and the confrontation with other areas that, related to logos, informs this transdisciplinar anxious that reveals the approach between the members of this group. On the other side, people, voices, faces, societies, manifestations, compliments, are already the proper alterity manifested without any limitation of a concept that desires to imprison the corrosive potential that the other imposes by his/her presence.

If the meeting between criminology and alterity can be one more differing moment to think and to question the reasons of violence, we own this to two persons which constantly do the critique of the opaque rationality: Ricardo Timm de Souza and Salo de Carvalho; before all, our friends.

2 comentários:

Anônimo disse...

E já temos 70 membros - and we have already 70 members.

G.D. disse...

FINNEGAN'S WAKE