sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Feriado da (in)justiça

Passadas 67.841 bancas de TCC, a correria tradicional de final de semestre, a bendita seleção (obrigado a TODOS que ligaram, enviaram mensagens, emails e afins!!), dentre outras coisas, aos poucos vamos retomando as atividades por aqui!

Por enquanto, vou me limitar a dizer que estou meio pasmo com o tal "feriado da justiça" do dia 8 de dezembro... feriado da justiça? No Brasil?! Isso soa bastante estranho pros meus rudes ouvidos...

E, justo no dia 8 de dezembro passado, fui a uma reunião num local próximo ao Foro Central daqui de Porto Alegre, e achei engraçado ver as pessoas me avisando que o foro tava fechado, porque era dia do tal “feriado da justiça”. E eu dizendo que não ia no foro, enfim, aquela coisa toda, alívio geral por perceberem que eu não havia me enganado, etc... Mas o que chamou a minha atenção foi um guardador de carro, que usou a expressão acima (“feriado da justiça”) pra me dizer, ele também, que o foro tava fechado: como é que ele vem me falar em feriado da "justiça"? O cara é muito foda, só pode!! Olhei pra ele e não me agüentei, tive que falar: “acho que podia ter também o feriado da injustiça! O que tu achas?” Ele começou a rir, e eu fiquei ali, sem entender direito o que tava acontecendo... tudo bem, ele deve ter achado que era uma piada, vai saber, mas eu tava falando sério...!!

Além disso, o que me causa espanto é que, no tal “feriado da justiça”, a “justiça” não funciona! Isso mesmo: não funciona!! Justo no dia em que ela devia estar com as portas mais do que abertas – podiam ser realizadas atividades daquelas ditas “cidadãs”, de aproximar o povo de lá, pra ajudar a minimizar o mofo das togas e colocar naftalina nas traças daquele monte de idéias velhas, essas coisas aí que dizem que serve pra alguma coisa... QUALQUER COISA podia ser feita nesse dia, MENOS fechar as portas!! Até coquetelzinho pros funcionários tá valendo, mas... fechar as portas?!?!

É bizarro que os foros fechem porque é “feriado da justiça”! As pessoas que trabalham nesses lugares realmente acreditam que há alguma espécie de “justiça” por lá – como se o próprio prédio representasse uma idéia de “justiça”, diria o nosso estimado Prof. Ricardo Timm de Souza... No dia em que os atores jurídicos deviam se esmerar pra fazer alguma coisa, pelo contrário, inventaram um feriadinho ali... pra mim, isso é bizarro, não adianta...

A proposta, portanto, é que se inicie uma campanha para a instituição do “feriado da injustiça”!

Sugiro, de imediado, o dia 1º de abril para o feriado. Do contrário e começarei a pensar que estão nos tirando para bobos...


4 comentários:

Juriká disse...

hahahah...
muito boa!!
é muito bizarro mesmo
concordo com a tua sugestão da criação do feriado da injustiça no dia primeiro de abril.
acho tbm que o dia do advogado deveria mudar de data e ser comemorado junto com o dia da injustiça...

é interessante perceber que na grande maioria das vezes homenagiamos coisas/pessoas/institutos após suas mortes. acho que seria legal, após a morte do direito, quando, irônicamente, reconhecermos LEGALMENTE a sua morte comemorarmos, aí sim, o dia oito de dezembro...

Moysés Neto disse...

o feriado é da INjustiça, como disseste, por uma só uma razão: é um dia de genocídio interrompido.

Unknown disse...

Pelo contrário, Mox, pois os carcereiros não tiram férias. É um dia no qual o genocídio continua, e sem a interferência de advogados malas(que deveriam ter seu dia abolido, conforme Juriká).

Na boa A-LEX, um dia "perde um tempo" conversando com um advogado "porta de cadeia". Notarás o quanto é bonito seu mister.

Anônimo disse...

Que coisa hem?!! Pq essa aversão a advogados?!!Pq VCS sempre precisam da gente, no minimo uma vez na vida??!!E vcs clientes sim são os ditos 171, pois no momento que precisam de nós somos bem vistos Doutores para cá e para lá, mas na hora de acertar os honorários vcs fogem e dizem que raça esse advogados, querem tirar todo nosso dinheiro!!Muito engraçado mesmo!!!