sexta-feira, 18 de junho de 2010

desconexao

Incrivel perceber a diferenca entre alguns discursos e, depois, refletir sobre a ausencia absoluta, total, absurda entre diferentes atores. Por enquanto (e sem acento), registro apenas isso - algumas coisas, mesmo levadas em conta as peculiaridades culturais, economicas e historicas, independem de recursos ou outras condicoes: dependem, muito mais, de boa vontade e participacao.
Ainda quero amadurecer as ideias sobre os motivos de termos atitudes tao corporativistas em varios setores que lidam com a justica criminal (p. ex., advogados x promotores, promotores x juizes, advogados x servidores de cartorios, etc.) e, ainda, sobre o fato de nao haver NENHUM dialogo entre essas diversas "corporacoes".
Vale pensar tambem que ha pouca (ou nenhuma) nocao de "melhorar o meu trabalho para melhorar a vida de todos", mas apenas aquela velha atitude individualista que bem conhecemos. Posso estar totalmente enganado nesse momento, bem como interpretando as coisas equivocadamente, mas lamento profundamente nao termos capacidade sequer para reunir as pessoas que lidam com a mesma "coisa" para dialogar sobre a tal coisa. E mais: para dialogar com respeito a opiniao diferente e que, as vezes, pode ser diametralmente oposta a nossa. Sempre ha um motivo maior (a "classe dos juizes", os "honorarios" dos advogados, os funcionarios publicos "de carreira", etc.) para impedir que coisas muito maiores do que meros "empregos" sejam implementadas.
E isso sem falar no fato da completa falta de ligacao entre a academia (que tanto estuda essa tal "coisa) e o foro. Nao sei se falta respeito da parte de algum dos lados (a academia nao respeita os atores, pq falta conhecimento teorico?; os atores nao respeitam a academia pq falta pratica?), mas sei que esse vazio, essa ausencia de ligacao soa ate bizarra se pensada com um minimo de afastamento.
PRECISO pensar (mais e) melhor sobre essas coisas...

Um comentário:

gabrieldivan disse...

"...Vale pensar tambem que ha pouca (ou nenhuma) nocao de "melhorar o meu trabalho para melhorar a vida de todos..."

Disse COMPLETAMENTE TUDO.

Guerrinhas que QUEREM se eternizar, e nao conquistar nada.