terça-feira, 7 de abril de 2009

Vivo sim, mas... livre?!

Não, não estou sendo patrocinado pela Vivo, embora esteja vivo!
Depois de quase um mês sem "aparecer", estou aqui de volta, pra dizer que ando absolutamente sem o menor saco pra escrever, e também pelo fato de que me sobra trabalho e falta inspiração. No entanto, não tenho como deixar passar em branco o grande evento que está ocorrendo na PUCRS: o tal do Forum da Liberdade.
A coluna do Juremir Machado da Silva, no Correio do Povo de hoje, está impecável: desvela o cinismo que é aquele forum, que se autoproclama da "liberdade". Estou na PUCRS desde 1999, quando iniciei a graduação e, neste ano em que completo 10 anos de estudos por lá (e ainda terei mais alguns pela frente até o final do curso), vejo que o tal forum esse continua lotando e "convencendo" cada vez mais gente. Claro que isso não me impressiona mais como impressionava outrora: o discurso fácil e hipócrita da liberdade (de mercado, claro - e quem sabe também de "Pontais", pra me juntar, vez mais, à voz do Juremir) convence QUALQUER pessoa de suas próprias virtudes: tal como o logos, que se presta a ficar se autovenerando, o forum esse me dá cada vez mais náuseas, tamanha a MENTIRA que propaga e - vai entender - convence cada vez mais gente...
Entretanto, é de se reconhecer o esforço e a dedicação desses jovens empreendedores na construção de um evento que persiste, mesmo que baseado em um discurso nojento, há pelo menos 20 anos: de que adianta ficarmos aqui falando para nós mesmos sobre a nossa discordância com o enfoque do evento se, ao mesmo tempo, não fazemos absolutamente NADA para propagar as nossas visões, ou, como diriam alguns, as nossas próprias mentiras?!
Fico meio embasbacado de ver que há muita coisa ao nosso alcance que pode ser feito: não ignoro o que fazemos, diariamente, na tentativa de estabelecer um contraponto às falidas ideias neoliberais travestidas de ideias boazinhas, lógico - mas que podemos fazer mais, disso eu não tenho a menor dúvida!
Quem sabe se, esse ano ou ano que vem, não iniciamos algo interessante? Que tal um "Antiforum da Liberdade", ou um "Forum de Liberdade Nenhuma"?! Quem sabe...

6 comentários:

Juriká disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juriká disse...

É literalmente uma MERDA esse "Fórum": fede e vende.
Aliás, não parece BONDOSO, BONITO, BIZARRO que o nome seja Fórum? Temo que daqui há uns SEGUNDOS ele seja chamado, aos arredores dos suspiros jurídicos, "Justiça". Ora, será que parece tão ABSURDO que o VERBETE Fórum seja substituido pelo seu co-irmão "Justiça", afinal entre Fórum, Tribunal e Justiça há pouca desarmonia "significante"?

G.D. disse...

Tenho vontade de invadir o sistema de som do F.L. e conectar um microfone onde, ANTES DE SER PRESO, eu emitiria uma simples questao aos participantes: "Voces QUEREM o mercado se AUTO-REGULANDO SOZINHO como ele tem andado, ou QUEREM os 3 TRILHOES de DOLARES que o Estado Americano vai fornecer? Todos juntos, uma so voz, vamulah: IN-TER-VEN-CAO...IN-TER-Ve..."

(seguido de risos histrionicos e barulho dos leoes-de-chacara da Pucrs me carregando para alguma seleta obscura)

PS: os nomes desses "foruns" que tu inventou sao o maior tiro pela culatra ja visto. Mas eu IRIA. quahah

Moysés Neto disse...

tá, mas tu esqueceu de um detalhe:

eles têm DINHEIRO.

Ricardo Timm de Souza disse...

Mas, além do dinheiro, eles têm o que VERDADEIRAMENTE importa: os FANTOCHES do dinheiro e seus sofismas baratos (pois o dinheiro sozinho nada é e nada faz). E, todavia, lembrem-se que muita gente com pouco ou nenhum dinheiro mudou o mundo (lembrem-se do Beethoven, "proprietário de um cérebro", que de certo modo sepultou o que restava de um tipo de aristocracia, com praticamente só esta frase). Eles têm dinheiro e títeres, só não têm senso de ridículo com a contradição em que vivem e muito menos têm o que mantêm o mundo e a vida girando e vivendo: ESPERANÇA.

disse...

Estado mínimo, sistema penal máximo, financiamento MONSTRUOSO e hipocrisia gratuita.