segunda-feira, 15 de março de 2010

Relato de uma vida para a morte

Depois de retornar da Cidade dos Contrastes, ao som de alguma rádio mal sintonizada recordo, saudosista, de quando havia em mim algo mais que esperança. Nada muito significativo ou apto a realmente alterar o rumo dos acontecimentos daquela minha vida, mas era ao menos reconfortante saber que eu não vivia apenas de expectativas: algo de concreto havia ali, que me fazia acreditar e acordar disposto, como que certo de que tudo se realizaria em breve.
Hoje, no entanto, percebo a minha imbecilidade. Pensar que agora será diferente é ignorar a realidade que me disseca e aniquila, vagarosa e impiedosamente: onde foi que errei? Onde foi que deixei escapar a corda que sustentava religiosamente as minhas crenças? O cotidiano agora é uma luta, tornei-me um animal: não vivo mais da nostalgia dos tempos passados, não há mais sentido em recordar o dia de ontem - quero apenas esquecê-lo. Ao contar os dias, não mais lamento suas passagens - mas alegro-me ao perceber que, passo a passo, mais perto me aproximo do fim, do meu próprio fim. A minha energia é a consciência de que um dia isso tudo acabará, de forma a encerrar uma existência de absoluta indiferença para todo e qualquer destino que se possa imaginar.
Nada mais me resta, a não ser uma caixa de papelão, alguns objetos e um cachorro, que mesmo no desespero me acompanha. Nada mais desejo, a não ser viver para um dia terminar, terminar de viver...

terça-feira, 2 de março de 2010

Curso de Criminologia - parceria ESA e ICA


Em abril, o I Curso de Criminologia organizado em parceria pela Escola Superior de Advocacia da OAB/RS e o Instituto de Criminologia e Alteridade (ICA).

Data: de 13 a 16 de abril.
Horário: das 19h às 22h.
Local: Auditório da ESA - OAB/RS (Rua Washington Luiz, n. 1110, 2º andar)


Inscrições em breve no site da ESA - OAB/RS e do ICA.


Programação provisória:

Mesa 1 – dia 13/4 – terça-feira – 19h

"Criminologia e Finalidades da Pena."
Helena Lahude Costa Franco
Advogada. Mestre em Direito Penal (Universidade de Coimbra).

“Criminologias e Feminismos.”
Carla Alimena 
Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Mestranda em Direito (UFRGS). Conselheira do Instituto de Criminologia e Alteridade (ICA).

"Violência e Mal-Estar no Brasil Contemporâneo."
Augusto Jobim do Amaral
Professor de Criminologia, Direito Penal e Processo Penal da Ulbra e da Esade. Mestre e Especialista em Ciências Criminais (PUCRS). Doutorando em Altos Estudos Contemporâneos (Universidade de Coimbra).


Mesa 2 – dia 14/4 – quarta-feira – 19h

“Criminologias da Vida Cotidiana.”
José Antônio Gerzson Linck
Mestre e Doutorando em Ciências Criminais (PUCRS). Professor de Direito Penal da Faculdade Dom Alberto. Conselheiro do Instituto de Criminologia e Alteridade (ICA).

“Cultura Punitiva, Discursos Criminológicos, o Objeto e o Assombro.”
Alexandre Pandolfo
Professor. Pesquisador. Mestre em Ciências Criminais (PUCRS).

"Fenomenologia da Violência."
Moysés da Fontoura Pinto Neto
Professor da Universidade Luterana do Brasil. Doutorando em Filosofia (PUCRS). Mestre e Especialista em Ciências Criminais (PUCRS). Conselheiro do Instituto de Criminologia e Alteridade (ICA).


Mesa 3 – dia 15/4 – quinta-feira – 19h

“Justiça Restaurativa e Criminologia.”
Daniel Achutti
Advogado Criminalista. Professor de Direito Penal na FACOS. Mestre e Doutorando em Ciências Criminais (PUCRS). Conselheiro do Instituto de Criminologia e Alteridade (ICA). Membro da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS.

“Breves Apontamentos Acerca da Relação entre Justiça Restaurativa e o Sistema de Justiça Criminal Brasileiro.”
Raffaella Pallamolla
Advogada Criminalista. Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Mestre em Criminologia e Execução Penal e Doutoranda em Direito Público (Universidade Autônoma de Barcelona).  Professora de Direito Penal na FACENSA. Conselheira do Instituto de Criminologia e Alteridade (ICA). Membro da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS.

 "A Justiça Restaurativa no Processo Penal Brasileiro: projetos e perspectivas."
Gabriel Divan
Advogado. Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Professor de Processo Penal e Criminologia da Universidade de Passo Fundo.


Mesa 4 – dia 16/4 – sexta-feira – 19h

“Criminologia Cultural: do que estamos falando?”
Felipe Cardoso Moreira de Oliveira
Advogado. Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Professor de Direito Penal da PUCRS. Diretor da Revista de Estudos Criminais – ITEC.

“O Uso e o Controle Penal das Drogas na Cidade de Porto Alegre.”
Marcelo Mayora
Advogado Criminalista. Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Conselheiro do Instituto de Criminologia e Alteridade (ICA).


“Uso de Drogas e Sistema Penal: entre o proibicionismo e a redução de danos.”
Mariana de Assis Brasil e Weigert 
Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Mestre em Criminologia e Execução Penal e Doutoranda em Direito Público (Universidade Autônoma de Barcelona). Professora de Direito Penal no UniRitter.