terça-feira, 14 de abril de 2009

I CAFÉ INDISCIPLINAR


Seguindo a ideia do Mayora, eis a divulgação do I Café Indisciplinar, promovido pelo Instituto de Criminologia e Alteridade (ICA). Nos vemos lá!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Vivo sim, mas... livre?!

Não, não estou sendo patrocinado pela Vivo, embora esteja vivo!
Depois de quase um mês sem "aparecer", estou aqui de volta, pra dizer que ando absolutamente sem o menor saco pra escrever, e também pelo fato de que me sobra trabalho e falta inspiração. No entanto, não tenho como deixar passar em branco o grande evento que está ocorrendo na PUCRS: o tal do Forum da Liberdade.
A coluna do Juremir Machado da Silva, no Correio do Povo de hoje, está impecável: desvela o cinismo que é aquele forum, que se autoproclama da "liberdade". Estou na PUCRS desde 1999, quando iniciei a graduação e, neste ano em que completo 10 anos de estudos por lá (e ainda terei mais alguns pela frente até o final do curso), vejo que o tal forum esse continua lotando e "convencendo" cada vez mais gente. Claro que isso não me impressiona mais como impressionava outrora: o discurso fácil e hipócrita da liberdade (de mercado, claro - e quem sabe também de "Pontais", pra me juntar, vez mais, à voz do Juremir) convence QUALQUER pessoa de suas próprias virtudes: tal como o logos, que se presta a ficar se autovenerando, o forum esse me dá cada vez mais náuseas, tamanha a MENTIRA que propaga e - vai entender - convence cada vez mais gente...
Entretanto, é de se reconhecer o esforço e a dedicação desses jovens empreendedores na construção de um evento que persiste, mesmo que baseado em um discurso nojento, há pelo menos 20 anos: de que adianta ficarmos aqui falando para nós mesmos sobre a nossa discordância com o enfoque do evento se, ao mesmo tempo, não fazemos absolutamente NADA para propagar as nossas visões, ou, como diriam alguns, as nossas próprias mentiras?!
Fico meio embasbacado de ver que há muita coisa ao nosso alcance que pode ser feito: não ignoro o que fazemos, diariamente, na tentativa de estabelecer um contraponto às falidas ideias neoliberais travestidas de ideias boazinhas, lógico - mas que podemos fazer mais, disso eu não tenho a menor dúvida!
Quem sabe se, esse ano ou ano que vem, não iniciamos algo interessante? Que tal um "Antiforum da Liberdade", ou um "Forum de Liberdade Nenhuma"?! Quem sabe...